quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Postagem Dupla: Resenha de "Os 13 Porquês"+ Livro de Receitas mês de Setembro: "Café do Porquê"

Resenha #06 - "Os 13 Porquês"


Nome Original do Livro : Thirteen Reasons Why
Autor(a): Jay Asher
Ano de Lançamento:  2009

Editora: Ática
Número de Páginas: 256
Gênero: Literatura Infanto Juvenil Americana - Suspense
Avaliação:
 ⍟⍟⍟⍟


SINOPSE: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.


  Como ultimamente estou sendo atraído por livros de suspense e mistérios, não poderia deixar de ler este, e para aumentar ainda mais meu desejo por ele, foi a leitura do Clube do Livro deste mês.
  O que você faria se ao chegar em casa encontrasse uma encomenda sem remetente? E ainda mais se fossem fitas cassetes com várias gravações de uma garota que já se suicidou? Assombroso. Foi o que aconteceu com o personagem Clay Jensen.
  Hannah Baker era uma boa e nova aluna de um colégio e tudo o coria bem... até sair com um garoto, Justin Foley, o primeiro menino que tinha beijado, porém ele reside e exagera o evento, dizendo que eles tinham ido mais longe do que realmente tinha. Isso dá a Hannah uma reputação negativa em sua nova escola, iniciando sua depressão. E é por aí que vários boatos e problemas vão surgindo, somente para aumentar essa "bola de neve" (como diz a jovem) e piorar ainda mais a situação.
  Depois de ter 13 motivos para acabar com sua vida, Hannah grava todos eles em fitas cassetes e manda para as 13 pessoas que tiveram culpa nessa sua triste decisão. As fitas devem ser passadas de pessoa em pessoas e todas têm que serem ouvidas, ou seu ajudante a levará uma segunda cópia em público, expondo os terríveis segredos de cada sujeito.
   
  O tema escolhido para esta história foi o que me interessou no livro. Você não vê sempre e em todo lugar algo ou alguém falando sobre suicídio e algumas pessoas acha que esse é apenas uma maneira de alguém querer chamar a atenção, porém é algo realmente sério.
   O escritor mostra-nos que temos que repensar em nossas ações para com o próximo, as evidências de que alguém precisa de ajuda e o que devemos realmente fazer por elas.
  Em particular, eu achei muito boa a narrativa que Jay usou em seu livro (que aliás é a sua primeira obra), ora narrada por Clay ora narrada peles fitas de Hannah. Essa troca de fala ficou em grande harmonia e contribuiu bastante para aumentas o suspense e a nossa curiosidade para saber o que vai ocorrer. O cenário se passa por vários estabelecimentos comerciais, pois que recebe as fitas, também recebe um mapa com estrelas marcadas onde a pessoa deve visitar (lugares onde os fatos aconteceram com Hannah).
  Um bom livro para se conhecer melhor sobre o assunto e sobre quem acaba com a própria vida. Você vai ficar com raiva e tristeza ao mesmo tempo, querendo matar alguns personagens. depois de lê-lo, vai querer e ter como ajudar muitas pessoas.

  P.S.: No fim do livro, há telefone úteis para quem se identificar com Hannah (ter sintomas de depressão e pré-suicídio) ligar e obter uma ajuda antes que o pior aconteça.

ADAPTAÇÃO PARA O CINEMA: Em 08 de fevereiro de 2011 a Universal Studios anunciou que o romance de Jay Asher seria desenvolvido em um filme. Selena Gomez tem sido escalado para interpretar o papel principal de Hannah Baker.Taylor LautnerRobbie AmellRobert Pattinson e Josh Hutcherson foram cotados para o papel de Clay Jensen, mas ainda não foi confirmado quem irá desempenhar o papel. Logan Lerman também estava cotado, mas já afirmou desconhecer sobre o projeto. Taylor Momsen também foi convidada a estar no papel de Courtney Crimsen, mas em uma entrevista a Elle, Momsen afirmou não planos para continuar atuando.


Livro de Receitas: Café do Porquê


Receita inspirada no livro "Os 13 Porquês", quando Clay Jensey vao ao Monet's Garden e toma um café. Uma receita bem simples.

INGREDIENTES:

  • Creme de leite
  • Café
  • Açúcar
MODO DE PREPARO:

  Coloque um pouco de creme de leite no fundo de uma xícara e logo em seguida o café. Adoce de sua preferência e mexa tudo e pronto! Um café de um livro direto em sua casa e é uma das melhores coisas que já bebi  :P


Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo