domingo, 3 de agosto de 2014

Escritor do Mês (Agosto/2014) - John Green

  
 
 
  Olá leitores, tudo bem?

 Bom, agora aqui no blog terá um novo tipo de postagem, o "Escritor do Mês", onde a cada mês sera dedicado à um autor diferente, falando num pouco de sua vida e carreira.


 John Michael Green nasceu em Indianápolis em Indiana no dia 24 de agosto de 1977. Filho de Mike e Sydney Green, mas depois de 3 semanas de seu nascimento, a família se mudou para Orlando na Flórida
  Ele frequentou a "Lake Highland Preparatory School" e depois a "Indian Springs School" (escola usada como cenário do livro Looking for Alaska) e se formou pelo Kenyon College em 2000 com diploma duplo: em Inglês e Estudos Religiosos. Ele já falou sobre sofrer bullying na adolescência e como isso tornava a vida dele infeliz.


Vlogbrothers


 Em 2007, John Green e seu irmão Hank começaram um Vlog chamado Brotherhood 2.0 que funcionou de 1 de Janeiro até 31 de Dezembro daquele ano. Os dois irmãos concordaram que eles não usariam roteiros neste projeto nem se falariam. O único modo de comunicação permitido entre eles eram os vídeos que cada um postava, sempre um enviando a resposta para o vídeo anterior do outro no dia seguinte. Esses vídeos foram para um canal do YouTube chamado "vlogbrothers" (e para o site de mesmo nome) onde eles conseguiram uma grande audiência. No último vídeo do projeto, eles revelaram que manteriam a correspondência por vídeos indefinidamente, e Desde de 2014 continuaram se falando através do vlog.

Nerdfighters


 Depois de se formar na faculdade, Green passou cinco meses trabalhando como estagiário em um hospital pediátrico enquanto estava matriculado na "University of Chicago Divinity School" (embora ele nunca tenha comparecido às aulas). Ele tinha planos de se tornar um padre episcopal, mas a experiência de trabalhar em um hospital com crianças sofrendo de doenças com risco de vida o inspiraram a ser um autor, e a escrever alguns anos depois The Fault in Our Stars (A Culpa É Das Estrelas).
 Ele viveu muitos anos em Chicago, onde trabalhou para o jornal Booklist como assistente de publicação e editor de produção, enquanto escrevia Looking for Alaska. Trabalhando lá, ele revisou centenas de livros, particularmente ficção e livros sobre o Islã ou gêmeos siameses. Ele também foi um crítico de livros para o The New York Times Book Review e escritor para NPR e outra rádio menor de Chicago. Green morou em Nova York por dois anos enquanto sua esposa fazia faculdade.
 O projeto dos dois ganhou atenção internacional, sendo criada uma "fanbase" chamada de "Nerdfighters". Os Nerdfighters, em colaboração com os dois, promovem e participam de um grande número de trabalhos humanitários, incluindo o "Project for Awesome", um projeto para arrecadar fundos para a caridade. Os líderes dos Nerdfighters fizeram um site para arrecadar dinheiro que até agora já tem quase $3 milhões destinados ao desenvolvimento mundial.
 Para manter o canal vlogbrothers, os dois criaram vários projetos paralelos. Esses incluem "Truth or Fail", um game show do YouTube apresentado por Hank com uma variedade de convidados. HankGames (também conhecido como "with..." or "without Hank"), que consiste em mostrar Hank e a vencedora de um EmmyThe Lizzie Bennet Diaries, jogando vídeo-game. Em 2012, aceitando uma proposta do Google, criaram vários curtas destinados à educação chamado Crash Course. Os temas incluem História Mundial, História Americana e Literatura (apresentado pelo John) e Química, Biologia, Ecologia e Psicologia (apresentado pelo Hank) e "SciShow" (em tradução livre: a ciência das coisas). 
 Green também participa do canal da revista Mental Floss no YouTube. Ele já havia contribuído com a revista na metade dos anos 2000.
 Ao longo desse projeto, os irmãos passaram a se dirigir a sua audiência como "nerdfighters", já que, supostamente, ela era toda composta por nerds. Depois do sucesso do vídeo July 18: Accio Deathly Hallows (no spoilers), a popularidade do seu canal passou a aumentar cada vez mais e o público que assistia já não se restringia a nerds. Os Vlogbrothers agora explicam o que é nerdifighter com a popular frase: they are just like normal people, but instead of flesh and blood, they are made of awesome (em tradução livre: eles são como pessoas normais, mas ao invés de carne e osso, eles são feitos de maravilha).

10 coisas sobre Green


1. Poucos sabem, mas seu livro mais famoso, o “A Culpa é das Estrelas”, foi inspirado numa história real. Esther Grace, uma adolescente que descobriu ser portadora de um câncer na tireoide, foi a inspiração de John para escrever sobre Hazel Grace, a personagem fictícia do livro. Infelizmente, Esther morreu pelas complicações do câncer em 2010. 2. Junto com o irmão, John Green mantém um vlog na internet. O “Vlogbrothers” foi o que deu o pontapé inicial a sua carreira de escritor. Esse canal começou quando os irmãos toparam se comunicar somente por vídeos durante 1 ano.

3. John é casado e tem um filhinho de 3 anos.
4. Quando era adolescente, John colecionava últimas palavras de pessoas famosas. E essa característica ele colocou no personagem principal de um dos seus livros, “Quem é você, Alasca?”.
5. A maioria dos personagens de seus livros são nerds porque o próprio John era assim quando mais jovem.
6. “A Culpa é das Estrelas”  figura entre os mais vendidos desde que foi lançado, e será levado aos cinemas ano que vem.
7. Quando terminou a faculdade, John passou 5 meses trabalhando como estudante de capelão em um hospital infantil. Ele pretendia se tornar um Ministro Episcopal, mas sua experiência no hospital o inspirou a se tornar escritor.
8. John demorou 4 anos para escrever “Quem é você, Alasca?”. 
9. Ele adora brincar com anagramas, tem medo de altura e gosta de ler sobre gêmeos siameses.
10. Sua esposa, Sarah, é chamada por John de The Yeti’ (Pé Grande) por se recusar a se juntar a ele em frente às câmeras do vlog.

 Livros


Ano
Título original
Título no Brasil
2005
Looking for Alaska
Quem É Você, Alasca?
2006
An Abundance of Katherines
O Teorema Katherine
2008
Let It Snow: Three Holiday Romances
(Com Maureen Johnson e Lauren Myracle)
Deixe a Neve Cair
2008
Paper Towns
Cidades de Papel
2010
Will Grayson, Will Grayson
Will e Will, Um nome, Um Destino
2012
The Fault in Our Stars
A Culpa É das Estrelas


Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo