sexta-feira, 25 de julho de 2014

25/07- Dia Nacional do Leitor



Escritor é a pessoa que se expressa através da arte da escrita, ou, tradicionalmente falando, da Literatura. É autor de livros publicados, embora existam escritores sem livros publicados (chamados, por alguns, de amadores).
 No Brasil, podem-se citar muitos exemplos de escritores considerados célebres, como Machado de AssisClarice Lispector e Monteiro Lobato, além de poetas como Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes e ainda críticos como Antônio Cândido de Mello e Souza. Do mesmo modo, em Portugal surgiram nomes como José SaramagoLídia JorgeEça de Queiroz..
 Escritor não é necessariamente o profissional que escreve romances (romancistas), pois o autor de livros de outros tipos, como auto-ajuda, e de textos jornalísticos pode também ser considerado um escritor.
 O dia 25 de julho é um dia dedicado a homenagear o escritor brasileiro, aquele que elabora artigos científicos, pautados em verdades comprovadas, ou textos literários, divididos em vários gêneros.
 O surgimento da data se deu a partir da década de 60, através de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, quando realizaram o I Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores, a que os dois eram presidente e vice-presidente, respectivamente

 As riquezas literárias são muitas, podendo estar divididas em textos científicos, que comprovam as teorias, e textos literários do tipo romance, comédia, suspense, poemas, poesias, biografias, músicas, novelas, obras de arte, literatura de cordel, histórias infantis, histórias em quadrinhos, dentre vários outros..
 Hoje em dia o Brasil conta com mais de trinta projetos de incentivo à leitura, bem como de divulgação das bibliotecas públicas do país e seus acervos bibliográficos, sendo o PNLL (Plano Nacional do Livro e Leitura) o mais importante deles. O programa oferece apoio a novos escritores, defende os direitos autorais dos escritores, abona apoio às publicações para novos autores, investem em traduções, mantém premiações e bolsas de incentivo para novos escritores.
 Sem vocês, nossa alegria não existiria. Obrigado escritores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo